A Uniswap Foundation – a organização responsável pelo protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Uniswap – anunciou que havia definido uma data para o lançamento da versão 4 do protocolo. A Uniswap v4 será implementada após a próxima atualização da Ethereum, a Dencun. 

Em um postagem publicada no X, a fundação compartilhou um roadmap contendo o planejamento para o lançamento da nova versão da DEX. A organização destacou que, no momento, está na fase “Code Freeze” (congelamento de código, em tradução livre), na qual está efetivando a conclusão do código principal, realizando testes, fazendo a otimização do gás, aprimoramentos de segurança e a finalização da periferia.

Agora que a implementação da Dencun na rede principal foi agendada para março de 2024, estamos animados para trazer uma atualização para a comunidade!

O lançamento da Uniswap v4 está provisoriamente agendada para o terceiro trimestre de 2024.

De Hooks criados pela comunidade a eventos e Twitter Spaces, a Uniswap está…

— Uniswap Foundation (@UniswapFND)

Depois disso, a equipe da Uniswap Foundation contará com empresas de auditoria e promoverá um concurso de auditoria entre membros da sua comunidade para verificar o código da v4. A equipe acredita que a Uniswap v4 deve conter o “código mais rigorosamente auditado já implantado na Ethereum”. Simultaneamente, a exchange descentralizada (DEX) será implantada na rede de testes enquanto a equipe faz os ajustes finais.

De acordo com a Uniswap Foundation, a terceira fase está empurrando a Uniswap v4 para a rede principal da Ethereum no terceiro trimestre de 2024. A organização destacou que essa era uma data provisória, o que significa que poderia haver mudanças, dependendo do status da atualização Dencun na Ethereum.

Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, a atualização Dencun da rede Ethereum foi ativada na rede de testes Goerli em 17 de janeiro. A atualização introduz várias propostas de melhoria da Ethereum (EIPs), como a EIP-4844, que permite o proto-danksharding, um recurso que visa reduzir as taxas de transação de soluções de camada 2 da rede.

A implementação da atualização Dencun na Goerli sofreu um atraso de quatro horas. No entanto, a implementação da atualização na rede de testes Sepolia, a segunda das três redes de teste Ethereum, foi concluída sem incidentes em 31 de janeiro. A atualização Dencun concluiu a terceira fase de testes após a implementação bem sucedida na rede de testes Holesky em 7 de fevereiro.

Em 8 de fevereiro, o desenvolvedor da Ethereum, Tim Beiko, anunciou que a atualização chegará à rede principal no “slot 8626176”. A empresa de pesquisa de blockchain Nethermind informou que isso aconteceria em 13 de março de 2024, às 13:55:35 UTC. A data foi decidida pelos desenvolvedores da Ethereum em uma chamada em 8 de fevereiro, após a implantação bem-sucedida da atualização na rede de testes Holesky.

LEIA MAIS