Tecnologia Work Graphs vai melhorar dramaticamente o desempenho nos jogos

março 19, 2024

A Microsoft e a AMD anunciaram na GDC 2024 (Game Developer Conference) a Work Graphs, uma nova tecnologia que melhora significativamente o desempenho na renderização de jogos e outras aplicações gráficas.

A Work Graphs vai permitir que os programadores de jogos coloquem mais carga na placa gráfica em vez de dependerem do processador para enviar a execução de tarefas gráficas. A renderização orientada para a placa gráfica não só vai permitir menor execução de tarefas, como gerar menos processos no processador o que proporciona maior rendimento e desempenho de renderização. Este método é tem sido defendido pelos programadores do Unreal Engine há imenso tempo porque não faz sentido a placa gráfica ficar à espera de operações quando já possui um chip integrado para esse efeito.

A AMD demonstrou a tecnologia na prática através de um PC equipado com um processador AMD Ryzen 7 5800X, 32 GB de memória RAM DDR4 e uma placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XTX. No final deste teste constatamos que através da Work Graphs a renderização recebeu um aumentou de 39% em comparação com o método convencional. Por outras palavras, a técnica atual que envolve a ExecuteIndirect é 64% mais lenta. De salientar que estes são números iniciais que provavelmente vão ser optimizados no futuro quando a tecnologia começar a ser implementada em jogos e outras aplicações gráficas como o Blender.

In this post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *