A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou uma potencial decisão sobre a aplicação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Ether (ETH) da gestora de ativos VanEck.

Em um aviso datado de 20 de março, a SEC anunciou que estendeu o período de aprovação ou reprovação para a Bolsa de Valores Cboe BZX listar e negociar ações do ETF de Ethereum da VanEck. A comissão terá até 23 de maio para sua decisão final sobre o veículo de investimento.

“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou reprovando a proposta de alteração da regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a proposta de alteração da regra proposta”, disse a SEC.

O anúncio seguiu-se ao adiamento da SEC para aprovar ETFs de Ether à vista da Hashdex e ARK 21Shares. O analista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart, especulou que a atual rodada de aplicativos de ETF de Ether com prazos até maio de 2024 seria “ultimamente negada”.

Fonte: James Seyffart

Relatos sugerem que a SEC está investigando empresas por supostos vínculos com a Ethereum Foundation como parte dos esforços para classificar o Ether como um valor mobiliário. Não está claro o que essa investigação poderia significar para as aprovações de ETFs de ETH.

A comissão começou a aprovar veículos de investimento vinculados a futuros de Ether em outubro de 2023, sugerindo a aceitação do criptoativo como uma commodity. O atraso da SEC na aplicação da VanEck também abriu a proposta para comentários públicos.

Em 10 de janeiro, foi a primeira vez que a SEC começou a permitir que as bolsas de valores dos EUA listassem e negociassem ações de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista, com a maioria dos comissários aprovando as mudanças nas regras. Dois senadores dos EUA, Jack Reed e Laphonza Butler, pediram ao presidente da SEC, Gary Gensler, para rejeitar os pedidos de ETF de Ether, alegando que fazê-lo representaria “enormes riscos” para os investidores de varejo.