A Neuralink de Elon Musk transmitiu novas imagens ao vivo de seu implante cerebral em ação na quarta-feira — mostrando um homem tetraplégico jogando jogos de computador apenas com sua mente.

Em uma transmissão ao vivo para o X em 20 de março, imagens da Neuralink de Musk mostram Noland Arbaugh, de 29 anos — um paciente tetraplégico implantado com o dispositivo Neuralink — controlando o cursor de um computador com sua mente e usando-o para jogar jogos de xadrez e Civilization VI.

“É como usar a força em um cursor, eu olho para algum lugar na tela e ele se move para onde eu quero”, disse Arbaugh, acrescentando:

“Não consigo nem começar a descrever como é legal poder fazer isso.”

“Uma das primeiras vezes que vocês me deram controle total sobre isso, fiquei acordado até as 6h jogando uma partida de Civilization VI”, explicou Arbaugh.

Oito anos atrás, Arbaugh sofreu uma grave lesão na medula espinhal em um “acidente de mergulho bizarro”, que o deixou completamente paralisado abaixo dos ombros.

Arbaugh disse que a cirurgia correu bem e foi liberado do hospital apenas um dia depois de ter o dispositivo implantado, no domingo, 28 de janeiro.

“Isso já mudou minha vida”, disse Arbaugh. “A cirurgia foi super fácil.”

Arbaugh observou que alguns elementos da tecnologia ainda precisavam de melhorias, mas implorou para que outras pessoas com problemas neurológicos se apresentassem e se envolvessem nos testes humanos.

“Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito”, disse ele. “Eu diria às pessoas que estão pensando em se candidatar aos testes humanos ou estão pensando em encontrar alguma forma de ajudar com isso, para fazer sua parte.”

O implante cerebral da Neuralink visa ajudar aqueles com lesões debilitantes ou paralisia a interagir com um telefone ou computador apenas pensando, disse Musk em um post no X em 30 de janeiro, acrescentando que o primeiro produto da Neuralink é chamado Telepatia.

“Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou leiloeiro. Esse é o objetivo.”

A Neuralink abriu inscrições para testes clínicos humanos em setembro de 2023, após a empresa receber aprovação para seu estudo Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface (PRIME) da Food and Drug Administration dos Estados Unidos em maio de 2023, segundo um post do blog da empresa em 19 de setembro.

O dispositivo Neuralink — também referido como uma Interface Cérebro-Computador (BCI) — funciona abrindo uma pequena seção no crânio do paciente e usando um robô cirúrgico para implantar o chip.

O dispositivo é composto de “fios ultrafinos e flexíveis” e é implantado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.

Uma vez que o dispositivo tenha sido implantado, ele se torna “cosmeticamente invisível” e atua como um dispositivo de gravação e transmissão para transmitir dados sem fio para um aplicativo que então decodifica os pensamentos do paciente em movimento digital em um dispositivo.