A OpenAI, empresa líder do setor de inteligência artificial (IA), atualizou discretamente o conjunto de dados de treinamento de seu modelo mais avançado, o GPT-4 Turbo, incluindo dados até dezembro de 2023, de acordo com a documentação no site da empresa. 

A última atualização do Turbo, que não foi publicamente anunciada pelo desenvolvedor, fez com que agora ele esteja equipado com dados relevantes até dezembro de 2023, o que o torna o modelo mais atualizado oferecido pela OpenAI. Em comparação, o modelo gratuito da empresa, o GPT 3.5, está equipado apenas com dados relevantes coletados até janeiro de 2022.

De acordo com o site, a atualização foi implementada com a intenção de reduzir o que os desenvolvedores chamam de “preguiça” do modelo, que implica na não conclusão das tarefas que lhe são solicitadas.

Em seu DevDay em novembro, a OpenAI revelou novos modelos e produtos para desenvolvedores, e disse que o GPT-4 Turbo dispunha do conhecimento de eventos relevantes coletados até abril de 2023. Portanto, a última atualização equipa o modelo com mais oito meses de dados e informações.

Em sua atualização mais recente, em 25 de janeiro, não houve menção à atualização do conjunto de dados de treinamento do GPT-4 Turbo.

Embora as informações do site mostrem dados atualizados até dezembro de 2023, o fórum de desenvolvedores da OpenAI começou a se preocupar com questões de legitimidade.

Alguns usuários observaram que o GPT-4 Turbo não parecia estar atualizada até dezembro de 2023; em vez disso, estava retornando solicitações de teste com respostas como “a partir de abril de 2023…”, que era o período de atualização anterior.

Fonte: OpenAI developer forum

No entanto, outros usuários disseram ter obtido resultados positivos, com o modelo respondendo que suas informações incluem dados atualizados até dezembro de 2023.

Fonte: OpenAI developer forum

Essa última atualização do modelo mais avançado da OpenAI ocorre apenas alguns dias após a divulgação de seu modelo avançado de texto para vídeo, o Sora, que deixou os usuários das redes sociais admirados com o realismo das imagens. 

A OpenAI afirma que o Sora pode gerar cenas semelhantes a filmes contendo vários personagens, movimentos de câmera e assuntos específicos com detalhes em segundo plano em uma resolução de até 1080p. No entanto, o desenvolvedor disse que o modelo ainda não está pronto para ser lançado ao público.

Em 17 de fevereiro, uma reportagem do The New York Times disse que a avaliação da OpenAI havia chegado a US$ 80 bilhões após seu último acordo com investidores. A empresa atualmente mantém negociações em aberto com investidores de todo o mundo, bem como com governos internacionais, para levantar fundos para desenvolver chips de IA internamente.

LEIA MAIS