Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Europa e da Ásia realizou recentemente uma pesquisa para determinar se era possível prever resultados positivos de negociação de criptomoedas usando apenas dados recolhidos a partir de postagens de emojis em redes sociais. 

De acordo com o artigo de pesquisa , os emojis associados ao sentimento positivo prenunciaram com precisão movimentos positivos do mercado:

“A forte ligação preditiva entre altos níveis de sentimento positivo e subsequentes aumentos de preço do Bitcoin sugere que o discurso otimista nas redes sociais, conforme encapsulado pelos emojis mais positivamente percebidos, atua como um barômetro para o sentimento geral do mercado. Ele pode refletir o otimismo mais amplo dos investidores, potencialmente impulsionando o comportamento de compra e influenciando as tendências do mercado.”

Para descobrir a relação entre as publicações nas redes sociais com emojis associados a um sentimento positivo em relação às criptomoedas e o aumento da lucratividade, os pesquisadores recorreram ao X, antigo Twitter.

A equipe empregou o uso do GPT-4, o sistema de inteligência artificial que sustenta o ChatGPT, para analisar conjuntos de dados repletos de publicações sobre criptomoedas ilustradas com emojis.

Depois que desenvolveram um método algorítmico pelo qual poderiam usar a análise de sentimento para conduzir negociações no dia seguinte, a equipe estabeleceu uma rotina simples: se o bot mostrasse um sentimento positivo em relação ao emoji em um determinado dia, a equipe comprava um Bitcoin (BTC) e o vendia no dia seguinte.

De acordo com a pesquisa, essa estratégia resultou em ganhos consistentemente positivos que ultrapassaram as tendências normais do mercado.

Provavelmente, é justo supor que a maioria da comunidade de criptomoedas nas redes sociais esteja familiarizada com a ideia de que um emoji de foguete indica um sentimento positivo e, como tal, é frequentemente associado a previsões de desempenho positivo de um determinado ativo.

Transformar essa noção em um fluxo de dados acionável é apenas a primeira das contribuições da pesquisa. Em segundo lugar, eles descobriram o ponto ideal para utilização dos dados em um determinado período de tempo.

“Um ‘ritmo de tempo’ de 30 a 40 dias”, escrevem os pesquisadores, “oferece uma janela equilibrada que é suficientemente longa para integrar tendências de sentimento significativas e curta o suficiente para permanecer sensível a mudanças recentes”.

Nesse caso, isso significa que, com cerca de um mês de coleta de dados sobre o sentimento de mercado captado a partir dos emojis nas redes sociais e acesso ao GPT-4, os pesquisadores conseguiram superar a lucratividade média do mercado.

Houve também algumas ressalvas. Em primeiro lugar, a estratégia de negociação empregada pelos pesquisadores não levou em conta as taxas de negociação e outras taxas associadas. E, em segundo lugar, eles testaram seus algoritmos contra uma estratégia que envolvia comprar BTC todos os dias e vendê-lo no dia seguinte.

LEIA MAIS