A BlackRock intensificou a campanha publicitária do seu recém-lançado fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin, rotulando o ativo não como uma moeda, mas como “progresso.”

Em seu último anúncio, a maior gestora de ativos do mundo manteve sua abordagem relativamente “tediosa” para anunciar o ETF iShares Bitcoin Trust (IBIT) – pelo menos em comparação com seus concorrentes.

“Os ETFs de Bitcoin aterrissaram”, afirma o anúncio amarelo, mostrando simplesmente a silhueta de uma pista de pouso e um avião. A BlackRock acrescenta a legenda: “Adquira a sua parte do progresso.”

A abordagem de marketing aparentemente insossa não foi ignorada pelos observadores do setor, como o analista de ETFs da Bloomberg Intelligence, Eric Balchunas, que a descreveu como estando no “ponto ideal entre o fundo legado chato e as coisas do tipo ‘ei, camaradas’.”

Anúncio do ETF de Bitcoin à vista da BlackRock. Fonte: X

Ele acrescentou que a empresa estava à beira de “se distanciar como o rei da liquidez da categoria”, portanto, “fazer mais publicidade faz sentido”, acrescentando:

“É interessante que eles equiparam o Bitcoin não a uma commodity ou moeda, mas ao progresso.”

O novo anúncio do $IBIT acaba de ser lançado. Simples, moderno e eficaz. No ponto ideal entre um anúncio tedioso da empresa de fundos legados e o tipo “ei, camaradas”. Forte vibração amigável para o consultor. A BlackRock está prestes a se distanciar como o rei da liquidez da categoria, portanto, fazer mais publicidade faz sentido.

— Eric Balchunas (@EricBalchunas)

A empresa também menciona como o ETF padroniza o Bitcoin (BTC), tornando-o igual a ações e títulos em um portfólio de investimento.

O primeiro anúncio do ETF da BlackRock, lançado em 11 de janeiro, também adotou uma abordagem madura, visando o mercado afluente de “boomers.” Desde o lançamento do produto, a BlackRock registrou US$ 5,3 bilhões em entradas no IBIT, de acordo com dados da Farside.

Além disso, a guerra de marketing dos ETFs de Bitcoin está esquentando desde que a Bitwise lançou o primeiro anúncio da categoria em meados de dezembro de 2023. A peça foi estrelada pelo ator Jonathan Goldsmith, que atua como “o homem mais interessante do mundo.”

A blitz promocional se acelerou depois que o Google autorizou a publicação de anúncios relacionados a criptomoedas em suas plataformas no início de fevereiro.

Em 15 de fevereiro, a 21Shares começou a promover o fato de que o Bitcoin havia se tornado um ativo de um trilhão de dólares em termos de capitalização de mercado.

Coincidentemente, o delator Edward Snowden também se referiu ao BTC como o futuro do dinheiro em 19 de fevereiro.

“Impopular, mas verdadeiro: o Bitcoin é o avanço monetário mais significativo desde a criação da moeda.”

LEIA MAIS