A exchange de criptomoedas Binance informou que deixará de oferecer serviços de alavancagem de alguns tokens vinculados ao Bitcoin (BTC), ao Ether (ETH) e ao BNB (BNB) em 3 de abril. 

A Binance anunciou a decisão de encerrar o suporte para alavancagem de tokens vinculados ao Tether (USDT) em 19 de fevereiro. Os tokens alavancados afetados incluem o BTCUP e o BTCDOWN, o ETHUP e oETHDOWN, e o BNBUP e o BNBDOWN.

A exchange de criptomoedas suspenderá os serviços de negociação e assinatura para os três pares de tokens alavancados em 28 de fevereiro às 06:00 UTC. De acordo com a Binance, todas as ordens de negociação para os tokens alavancados mencionados serão “removidas automaticamente” de sua plataforma na data definida. Isso significa que os usuários não poderão fazer nenhuma ordem a partir desse momento. A Binance pediu aos usuários que negociem os tokens alavancados antes do prazo estabelecido.

Cronograma de encerramento de negociação de pares de tokens alavancados. Fonte: Binance

Em seguida, a exchange disse que gradualmente os removerá da plataforma e encerrará o resgate dos tokens, começando em 1º de abril e continuando até 3 de abril. A Binance disse que os usuários poderão resgatar seus tokens antes da data de exclusão.

No entanto, se os usuários não resgatarem seus tokens dentro do prazo, a exchange disse que os converterá em USDT com base em seu valor correspondente na data da exclusão. A Binance distribuirá os tokens para as contas dos usuários dentro de 24 horas e removerá os tokens alavancados das carteiras dos usuários.

Os tokens alavancados da Binance são produtos derivativos que oferecem aos investidores uma exposição alavancada aos criptoativos aos quais estão atrelados. Os tokens representam uma cesta de posições de contratos perpétuos e são influenciados pelos movimentos de preço no mercado de contratos perpétuos.

De acordo com a Binance, os tokens alavancados permitem que os traders de criptomoedas se exponham a posições alavancadas sem a necessidade de apresentar garantias em contrapartida.

Isso também permite que eles não precisem manter um nível de margem de manutenção e não se preocupem em ser liquidados. Apesar dos benefícios, a Binance alertou que a negociação de tokens alavancados também tem seus próprios riscos associados, incluindo os “efeitos imprevisíveis dos movimentos de preços no mercado de contratos perpétuos, prêmios e taxas de financiamento.”

LEIA MAIS