A Binance.US sofreu um “golpe quase mortal” depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos abriu um processo judicial contra a exchange em junho de 2023, forçando-a a demitir mais de 200 funcionários, já que as suas receitas “implodiram”, de acordo com um executivo da empresa. 

“Para os bancos, somos radioativos”, disse o diretor de operações da Binance.US, Christopher Blodgett, em um depoimento prestado em dezembro compartilhado em um documento do processo judicial datado de 5 de março no âmbito do caso da SEC contra o braço americano da exchange de criptomoedas Binance.

“Quem pode culpá-los? Porque no segundo em que se souber que eles estão trabalhando com a Binance.US, eles podem razoavelmente esperar uma intimação desagradável da SEC”, disse ele.

Em junho do ano passado, a SEC acusou a Binance, a Binance.US e o fundador Changpeng “CZ” Zhao de venderem valores mobiliários não registrados, entre outras alegações.

Blodgett disse que os clientes da exchange não puderam mais fazer transações em dólares depois que seus parceiros bancários retiraram o suporte aos serviços da exchange. Blodgett também disse que não foi possível encontrar novos parceiros – “efetivamente sufocando os negócios” da empresa.

Após a ação da SEC, a Binance.US imediatamente viu cerca de “US$ 1 bilhão em ativos deixarem a plataforma” e, mais tarde, teve que “demitir mais de 200 pessoas – mais de dois terços da empresa – depois que as suas receitas “implodiram em uma ordem de mais de 75%”, disse Blodgett.

Trecho destacado da transcrição do depoimento de Blodgett. Fonte: CourtListener

A confiança institucional também foi prejudicada. A exchange passou a ter menos de cinco formadores de mercado em comparação com os mais de 20 que tinha antes da ação judicial, disse Blodgett.

“No mais alto nível, foi um golpe quase mortal.”

A SEC acusou a Binance, a Binance.US e Zhao de ofertarem valores mobiliários não registrados, de se envolverem em negociações de wash trading para inflar seus volumes de negociação e alegou que os fundos dos usuários da exchange estavam misturados em uma conta na Merit Peak, ligada a Zhao.

No dia seguinte à abertura do processo, a SEC deu entrada a uma ordem de restrição temporária para congelar os ativos da Binance.US devido a preocupações de que ela pudesse transferir os fundos de seus clientes para o exterior. O pedido foi rejeitado pelo juiz competente.

A Binance, a Binance.US e Zhao admitiram ter violado as leis de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e selaram um acordo com o Departamento de Justiça, o Tesouro e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities no valor de US$ 4,3 bilhões em novembro.

A SEC, no entanto, não retirou o processo movido contra a exchange.

Zhao se declarou culpado da acusação de lavagem de dinheiro e tem uma audiência em 3 de abril para conhecer a sua sentença. Ele pode pegar até 18 meses de prisão.

LEIA MAIS